A programação será composta por temas específicos e aplicados, multiplicando, assim, o nível de conhecimento técnico-científico entre os participantes do evento, independentemente do seus países de origem e de seus o interesses acadêmicos e profissionais.

Por isso, contará com a participação de especialistas ligados às instituições de ensino e de pesquisa latino-americanas, além de profissionais de órgãos ambientais e setoriais, da iniciativa privada e de ONG’s (Organizações Não Governamentais).

 

  1. Palestra

Tem como objetivo possibilitar uma maior integração entre os pesquisadores envolvidos nas diversas áreas de conhecimento. Os temas centrais proporcionarão aos congressistas o acesso às metodologias e técnicas atuais para ampliação de seus conhecimentos, o estado do conhecimento e as tendências do Gerenciamento Costeiro.

  1. Painéis Temáticos

São quatro painéis propostos nos temas:

P1 – Planejamento Espacial Costeiro e Marinho

P2 – Integração Zona Costeira e Bacias Hidrográficas

P3 – Adaptação às Mudanças Climáticas na Zona Costeira

P4 – Percepção do Gerenciamento Costeiro pela Sociedade

 

O Painel Temático é composto por dois expositores (exposições orais) e por um coordenador (moderador), com tempo total de 1,5 horas. O coordenador fará a apresentação do painel e de seus objetivos (10 min), seguida da exposição dos panelistas de 25 min. O tempo restante é de debates com os presentes. Cada painel contará com um (ou mais) relator.

  1. Apresentação de Trabalhos

A apresentação de trabalhos técnico-científicos constitui-se na atividade mais importante do evento. Ela oportuniza a socialização dos resultados das pesquisas oceanográficas entre os participantes do evento, sendo um fórum de demonstração do que de mais atual está sendo desenvolvido em termos de pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino e Pesquisa, bem como pelos diversos setores produtivos nas diferentes áreas do conhecimento envolvidas com o gerenciamento costeiro. Os trabalhos técnico-científicos serão apresentados de forma oral e por meio de painéis eletrônicos(e-pôsteres). Ambos os formatos de apresentação merecerão a mesma atenção por parte do Comitê Científico.

    1. ORAL (Apresentação Trabalhos ORAL – AT)

A exposição oral é o método tradicional de apresentação de trabalhos científicos ou técnicos, com apoio de um projetor. Cada apresentação terá um turno estabelecido pela organização e o autor disporá de 10 minutos para realizar a exposição, com cinco minutos adicionais, para que os assistentes possam realizar perguntas.

    1. E-POSTERES (Exposição Digital de Pôsteres – EP)

Um e-poster é um pôster eletrônico, mostrado através de telas inteligentes, disponíveis na sede do evento. Através desta modalidade, que substitui o formato tradicional de papel, se mostrarão apresentações curtas de trabalhos científico e/ou técnicos.

 

  1. Reunião G17 – Paralela

É uma reunião com os 17 coordenadores dos estados costeiros responsáveis pelo gerenciamento costeiro no Brasil. Esta atividade é fechada ao público convidado.

 

  1. FIELD TRIP – Saída de Campo

Uma saída de campo pós-evento na região estuarina e litoral próxima a Rio Grande será realizada no dia 24 de junho. Maiores informações em breve.