SUBMISSÃO DE TRABALHOS – instruções

Submissão de trabalhos online, clique aqui https://temeventos.com.br/encogerco25/

A Comissão Organizadora do XV ENCOGERCO, comunica que a submissão de trabalhos para o evento poderá ser feita nas seguintes datas:

Data limite de submissão

15 de julho de 2025

Avaliação dos resumos

15 de julho a 15 de agosto de 2025

Envio dos resultados aos autores responsáveis

a partir do dia 30 de julho de 2025 até 15 de agosto de 2025

NORMAS PARA A SUBMISSÃO:

  1. Os trabalhos devem ser escritos na forma de resumo simples em português.
  2. O arquivo deverá ser enviado online, através do link acima indicado. Para enviar um trabalho, a pessoa necessita estar registrada no sistema online de inscrição no site https://temeventos.com.br/encogerco25/
  3. Serão aceitos trabalhos no formato PÔSTER submetidos em duas categorias: Relato de experiência e Trabalhos técnicos científicos.

3.1. São considerados trabalhos técnicos acadêmicos/científicos aqueles que apresentem resultados que procedam de pesquisas científicas.

3.2. São considerados trabalhos de relato de experiência aqueles que apresentem resultados de experiências práticas, desenvolvidas por gestores públicos, ONGs, empresas de consultoria, acadêmicos, entre outros.

3.3. Todos os trabalhos devem expressar explicitamente a contribuição dos resultados apresentados para a gestão costeira.

  1. Na submissão dos trabalhos deverão ser informados os dados do primeiro autor e dos coautores que serão inseridos individualmente. Os dados necessários de cada autor são: nome completo, e-mail, CPF e instituição de vínculo.

  2. Os resumos devem incluir:
  • Introdução: apresentar a fundamentação, destacando a importância/relevância e os objetivos do trabalho (mínimo 100 e máximo 125 palavras).
  • Metodologia: detalhar e destacar o método utilizado. Descrever etapas em ordem cronológica (mínimo 100 e máximo 225 palavras).
  • Resultados e discussão: apresentar os dados obtidos, análise e discussão dos resultados. Destacar a participação da comunidade, em caso de existir, e a alteração da situação problema (mínimo 200 e máximo 400 palavras).
  • Conclusão: Relacionar os resultados alcançados e sua contribuição para a Gestão Costeira Integrada (mínimo 100 e máximo 150 palavras).
  • Fonte financiadora e agradecimentos: citar organismo financiador e/ou apoio recebido para a execução do trabalho (sem mínimo nem máximo de palavras, este campo pode ficar em branco). 
  • Referências: se necessário incluir as referências aqui (sem mínimo nem máximo de palavras, este campo pode ficar em branco).

Atenção:

a) O sistema bloqueará e avisará a autor, caso o mínimo ou máximo de palavras não seja cumprido;

6. O tamanho mínimo do resumo será de 500 palavras e o máximo de 900 palavras, contendo cada campo a quantidade mínima e máxima específica. Não será permitido que nenhum campo do item 5 fique em branco, exceto o item Fonte Financiadora e Referências.

7. É proibido incluir subtítulos, figuras, gráficos e/ou tabelas no trabalho.

8. Cada autor que envie trabalho deve eleger um dos grandes temas, no qual encaixe melhor seu trabalho, conforme a relação descrita abaixo. A Comissão Científica se reserva o direito de redirecionar o seu trabalho para um eixo mais adequado, se assim julgar necessário.

GRANDES TEMAS

– Vulnerabilidade Costeira e Adaptação às Mudanças do Clima

– Ordenamento Territorial Integrado da Zona Costeira e Marinha

– Poluição e Contaminação Costeira e Marinha

– Participação social na gestão costeira

  1. Cada participante poderá aparecer como autor em um número indeterminado de trabalhos e não existem limites para a quantidade de coautores por trabalho;
  2. Todo o conteúdo do trabalho submetido será de responsabilidade do autor que o submeteu através do sistema online de inscrição/submissão dos trabalhos no site https://temeventos.com.br/encogerco25/
  3. A data limite para o envio de resumos será de 15/07/2025.

A Comissão Coordenadora do XV ENCOGERCO considerará a possibilidade de publicar trabalhos destacados do evento em uma revista científica de destacada qualidade e circulação.

Formas de apresentação do trabalho – formato PÔSTER:

Apresentação em PÔSTER:

A exposição via pôster é um método alternativo de apresentação de resumos técnicos/científicos ou relato de experiência, com a confecção de um banner em papel, lona ou pano. A sessão de pôsteres ocorrerá todos os dias do evento e durará cerca de uma hora. O apresentador do pôster deve ser o responsável por pendurá-lo e retirá-lo do local a ser indicado pela comissão organizadora do evento.

  1. Estrutura e conteúdo do pôster

Dimensões do Pôster – 90 cm largura x 120 cm altura

Itens que deverão constar no pôster:

  • Cabeçalho com o nome e logomarca da Instituição;
  • Título (idêntico ao do resumo aceito);
  • Nomes dos autores e respectivos departamentos e, ou, unidades acadêmicas;
  • Introdução e, ou, justificativa; objetivos; material e métodos ou metodologia; resultados e, ou, ações desenvolvidas; conclusões e, ou, considerações finais. Se essenciais, poderão constar principais referências bibliográficas;
  • Instituição de financiamento se houver

Outras considerações:

  • O pôster deverá apresentar clareza e poderá ser ilustrado com figuras, fotos, tabelas ou com outros recursos gráficos possíveis;
  • As informações deverão ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
  • O texto do painel deverá ser em um tamanho de fonte que permita a sua leitura a uma distância de pelo menos 1 metro.
  1. Regras para a apresentação do pôster

Os autores deverão afixar o pôster no dia a ser indicado pela comissão organizadora.

Para cada painel estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, identificado com o número do pôster.

A apresentação do pôster deverá ser feita pelo autor responsável pela submissão. No caso de impedimento justificado dele, o trabalho poderá ser apresentado por um outro coautor. Não é permitida em nenhuma hipótese a apresentação do pôster por terceiros, não autores do trabalho.

O autor deverá permanecer junto ao pôster durante toda a sessão. É importante que ele não saia do local, sob pena do autor não ganhar a certificação.

O pôster deverá ser retirado imediatamente após o término da sessão de apresentação.