Os Encontros Nacionais de Gerenciamento Costeiro (ENCOGERCO) no Brasil têm o propósito de articular as esferas administrativas, União, Estados e Municípios, com limites marinhos, conjuntamente com entidades da Sociedade Civil, instituições de pesquisa e o setor privado. O objetivo deste Encontro é promover o debate e a difusão de informação, conhecimento e experiências entre uma ampla rede de atores da Zona Costeira e Marinha.

O XIV ENCOGERCO encontra-se num contexto histórico atípico, durante a ocorrência de uma pandemia global, a qual há mais de um ano vem afetando o planeta e sua população intensamente, emergindo a necessidade de líderes políticos, empresariais e da sociedade civil de repensarem seriamente o processo de desenvolvimento socioeconômico e a demanda por adaptações à situação atual. 

Somada a esta situação de crise epidemiológica, o Brasil vivencia também um contexto de crise socioeconômica, em que as desigualdades sociais se ampliam e os índices de pobreza e concentração de renda aumentam. Em um cenário desenvolvimentista, nota-se a ampliação da crise ambiental, na medida em que aumentam as pressões antrópicas sobre os ecossistemas, fomentando a negligência com o saneamento ambiental e a flexibilização do controle ambiental de atividades econômicas, na busca pela redução de gastos e aceleração de  processos. 

O atual cenário traz, ainda, o desmantelamento de importantes políticas públicas e programas estatais que tinham como finalidade resguardar e gerir os recursos naturais, com especial destaque para a Zona Costeira, e que vinham sendo construídos progressivamente ao longo dos últimos 30 anos.

É nesse contexto de grandes desafios para a Gestão Costeira e Marinha que o XIV Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro surge. Com urgência para a construção de diretrizes e ações efetivas que permitam a consolidação da Gestão Costeira Integrada no Brasil, bem como o esclarecimento ao público em geral sobre a importância da Gestão Ambiental adequada para o litoral e seus recursos. Buscando, também, que os atores da Zona Costeira e Marinha assumam seus papéis para contribuir com a implementação de um Gerenciamento Costeiro eficaz e na construção dessa tão importante e estratégica agenda para o país.

De forma inédita, esta edição do ENCOGERCO estará ao alcance de um público amplo e ilimitado, por ocorrer totalmente em meio virtual. As sessões irão ocorrer de 04 de novembro a 14 de dezembro, com uma programação repleta de palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e a construção de uma carta de encaminhamentos do Encontro. Nos encontraremos nesse período sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 17:00.