Organização: O ENCOGERCO 2006 teve a sua realização organizada pela a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Agência Costeira, instituição reconhecida internacionalmente e constituída como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, desde 2002 é a responsável pela coordenação do ENCOGERCO.

Local do Evento: O Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro realizado no ano de 2006 durante os dias 27, 28 e 29 de novembro, teve como sede a cidade de Florianópolis em Santa Catarina.

Objetivo: O ENCOGERCO teve como objetivo básico mobilizar e fortalecer a posição da sociedade civil e dos demais atores envolvidos na gestão costeira para elaboração dos princípios de um novo Plano Nacional para a gestão ambiental da Zona Costeira e Marinha do Brasil.

Participantes: Cerca de 60 estudantes,  estiveram presentes no evento, apresentando resumos de pesquisas  participando de palestras, discussões e mesas-redondas que aconteceram durante a programação.

Resumo do Evento: A Abertura do evento foi realizada pelo Secretário Executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas, Fábio Feldmann, que já foi secretário do meio ambiente do estado de São Paulo. Em sua apresentação Feldmann abordou os problemas que o aquecimento da global produzirá na zona costeira, em especial no litoral brasileiro

Entre os resultados obtidos com o Encontro estão os vários documentos encaminhados durante a Plenária Final, realizada no último dia de programação. Entre estes documentos, alguns contaram com a contribuição de estudantes e professores da UNESP São Vicente, envolviam questões ambientais referentes à região Baixada Santista. Os demais documentos referiam-se a diversos assuntos, entre eles o Novo Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, impactos da carcinicultura em manguezais, populações tradicionais, entre outros.